domingo, 2 de setembro de 2012

Rugby e golfe

Dois serão os esportes novos na Olimpíada de 2016, o golf e o Rugby de 7. Serão duas medalhas de ouro entregues em cada uma das modalidades, uma no masculino e outra no feminino.

O Rugby é um dos esportes mais populares do mundo e a Copa do Mundo, disputada de quatro em quatro anos é uma das maiores competições do mundo. Na Olimpíada, a versão do rugby não é a que é disputada na Copa do Mundo e sim o Rugby Sevens.

Como país sede,  o Brasil tem direito de levar as duas seleções, masculina e feminino. Só se a Federação Internacional achar que o nível brasileiro está muito fraco e o time não poderá participar, como aconteceu com a Grécia no hóquei na grama em 2004. Acho que no caso do Rugby, as duas seleções vão sim estar presentes.

O time feminino é mais competitivo em termos internacionais. Domina o Campeonato Sul-Americano há anos e participou da Copa do Mundo de 2009, ficou em 10º. Para a Copa do Mundo de 2013, a seletiva sul-americana não foi disputada, mas é muito provável que a vaga fique com o Brasil.

No masculino, o time participou dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, fez bons jogos mas fechou na sétima posição(a competição não ocorreu no feminino). Nas competições do Circuito Mundial, perde a maioria das partidas, mas mostra uma evolução. O melhor resultado, foi a medalha de bronze no sul-americano do ano passado, em Bento Gonçalves.

O destaque para o Rugby é o trabalho fora das quatro linhas, principalmente com as propagandas inteligentes da Topper. Os times estão crescendo mas uma medalha tão cedo é difícil. Mas é legal ver toda a mobilização da modalidade aqui. Como diz a propaganda, um dia ainda vai ser grande.

O golfe também fará parte dos Jogos de 2016, depois de mais de um século fora. Alexandre Rocha vem conquistando alguns bons resultados no Pga Tour. No feminino, Angela Parker já brilhou nos campos internacionais, mas passou por uma crise que ninguém sabe direito o que aconteceu.

Medalha nesses dois esportes em 2016, quase impossível. Mas as duas modalidades voltam a ser olímpicas depois de mais de um século de ausencia exatamente no Brasil.

Siga o blog no twitter: @brasilnorio

2 comentários:

  1. Se depende-se de mim o golfe nem tinha entrado. É apenas mais um esporte para os Estados Unidos ganhar medalha de ouro. Sem falar que deve-se emocionante um jogo de golfe.

    ResponderExcluir
  2. Independente do resultado do rugby olímpico do Brasil em 2016, nós de São José dos Campos, apaixonados pelo esporte por nós conhecido como "poesia do sacrifício de si mesmo pelo coletivo" estamos em êxtase, afinal nunca entendemos o porque de nosso esporte ser por tanto tempo desconsiderado como esporte olímpico. Inclusive Guilherme, a preparação das seleções masculina e feminina do Brasil já começou aqui na terrinha no começo desse mês com treinamento intensivo para os atletas comandados agora por uma comissão técnica da Nova Zelândia. Os neozelandeses transferirão know how de treinamento e jogo para as seleções brasileiras até 2017 e os trabalhos estão sendo realizados no Centro de Treinamento da CBRu aqui na cidade sempre na sede do São José Rugby Clube. Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre esse esporte maravilhoso pode visitar nossa cidade que com certeza será muito bem vindo... Abraços Guilherme e amigos.

    ResponderExcluir