terça-feira, 4 de setembro de 2012

Próxima parada- Jogos Sul-Americanos

A Olimpíada acabou e mais um ciclo se foi. O ano seguinte ao dos Jogos Olímpicos tem a maioria dos campeonatos mundiais das modalidades, como atletismo, natação, judo, handebol etc...mas não tem nenhuma grande competição poliesportiva.

Em 2013, acontecem os Jogos da Lusofonia e a Universíade, mas nenhuma competição daquelas em que todos os esportes são unidos, o país vai mesmo uma delegação repleta de atletas das mais variadas moaidades

A primeira competição grande é os Jogos Sul-Americanos, que em 2014 será disputado em Santiago, no Chile. A data e os esportes ainda não foram definididos, mas a competição reunirá quase 5000 atletas de 16 países.

O Brasil não dá 100% de atenção para o evento, tanto que a única medalhista olímpica que fez parte da delegação brasileira nos Jogos Sul-Americanos de 2010 foi Ketlyn Quadros, do judô. Mas a competição é um ótimo celeiro das revelações brasileiras.

Em 2002, nos Jogos que foram disputados no Brasil, surgiu Thiago Pereira que, na ocasião, brilhou com diversas medalhas. A primeira grande conquista adulta de Natalia Falavigna aconteceu naquela competição. Quatro anos depois, na Argentina, surgiu Jade Barbosa, que levou cinco ouros, e depois se tornou a ginasta mais completa do Brasil, chegando a duas finais olímpicas em 2008.

Em 2010, os Jogos aconteceram em Medellin e o boxe brasileiro brilhou. Foi a primeira competição poliesportiva com a disputa do boxe feminino e, Adriana Araujo levou ouro. Na ginástica, Arthur Zanetti foi campeão das argolas, poucos meses depois de "surgir" para o cenário mundial com a quarta posição no Campeonato do Mundo de 2009. Foi também a primeira competição internacional de Leonardo de Deus,semifinalista olímpica, e que venceu os 200m costas e 200m borboleta. Também foi o ponto de partida para Felipe França se especializar nos 100m peito, com a medalha de ouro na competição.

Mas, a maior revelação daquele sul-americano foi Rafael Silva. Na época reserva da seleção, ganhou medalha de ouro tanto nos pesados como no absoluto, abriu caminho para "roubar" a titularidade do veterano Daniel Hernandez. O resultado foi o bronze em Londres.

Os Jogos Sul-Americanos mostrarão alguns nomes para a Olimpíada de 2016 mas será a primeira grande competição do ciclo, em que a delegação do Brasil estará inteira unida para liderar o quadro de medalhas, já que perdeu a ponta para Colômbia em 2010 e para Argentina em 2006.

Numa comparação estranha, mas verdadeira, podemos dizer que somos os Estados Unidos dos Jogos Sul-americanos. Usamos o evento como preparação de jovens nas modalidades que somos melhores, e mesmo assim ganhamos mais medalhas, e mandamos nossos melhores atletas em modalidades não muito divulgadas aqui para que estes conquistem as primeiras glórias internacionais. Exemplos disso são diversos: Lutas, levantamento de peso, tiro, tiro com arco e outros mandamos nossas equipes principais.

Siga o blog no twitter: @brasilnorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário