terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mundial por equipes

Como já falei aqui algumas vezes, a Federação Internacional de Judô está lutando para que a competição por equipes entre no programa olímpico já no Rio de Janeiro, em 2016.

As chances são boas pois, para o Comitê Olímpico, o maior problema é o aumento do número de atletas e, a competição por equipes, não faria com que mais atletas viajassem para a Olimpíada, já que 95% deles estariam nos Jogos já para disputa individual.

O módulo de disputa por equipes é simples. São cinco lutas em cada confronto e quem vencer mais, passa de fase. As categorias das lutas por equipes seriam:

Masculino: Até 66kg;Até 73kg; Até 81kg; Até 90kg; Acima de 100kg
Feminino: Até 52kg;Até 57kg; Até 63kg;Até 70kg; Acima de 70kg

No último mundial individual, em Paris, tivemos pela primeira vez a competição por equipes no mesmo torneio. Na ocasião, a França levou o ouro vencendo o Brasil na final por 3x2 no masculino enquanto, no feminino, o título também foi para França. E, segundo o pessoal da Confederação Brasileira, o feedback do Comitê Olímpico Internacional desse mundial foi muito bom.

E é muito legal que a estratégia vale muito. No Pan por equipes, ano passado, o Brasil venceu Cuba mudando as lutadoras de última hora. Mayra Aguiar, da categoria até 78kg entrou na luta acima de 70kg, geralmente disputada entre as superpesadas. Foi lá, venceu a rival bem mais pesada e chegou ao ouro.

Ainda esse ano, em outubro, acontece o mundial por equipes,em Salvador. Não sei se, realmente, os melhores atletas do mundo virão ao Brasil lutar, mas a verdade é que é mais um teste para que a competição entre no programa.

A ideia é que cada competição, masculina e feminina, conte com oito equipes, com pelo menos uma de cada continente. As disputas seriam em mata-mata, com os perdedores indo para repescagem pelo bronze.

Seriam duas medalhas bem prováveis para o Brasil.

Vamos aguardar.

Siga o blog no twitter: @brasilnorio

2 comentários:

  1. Tenho certeza de que todo brasileiro que gosta de judô torce para que realmente o torneio por equipes seja inserido nas olimpíadas. Nós aqui em São José dos Campos de forma bem especial, uma vez que estamos com uma safra maravilhosa de judocas despontando. Aliás, três judocas aqui da terrinha faturaram 5 medalhas (3 ouros e 2 pratas) no Pan e Sul-americano de Cali, na Colômbia nesse último final de semana. Anotemos seus nomes Guilherme: Felipe de Almeida que é o 3º melhor do Circuito Europeu, campeão Pan-americano na categoria juvenil e medalha de ouro no Paulista, Jéssica Baptista que além de ter faturado o ouro no Paulista de 2012, ainda conquistou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro Sub-20 e a Letícia Bailon Silva, vice-campeã no pan e vice também no sul-americano, além do já consagrado Coxinha, que sempre honrou com louvor nossa cidade e principalmente nosso país... Desculpa o tamanho do texto Guilherme, mas acho que esses nossos atletas mereciam crédito e achei o momento oportuno...Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sempre é válido Milton.

      Acompanhei os resultados do pan e sul-americano de Cali mas não vi de onde eram os atletas.

      Abraços e obrigado!

      Excluir