segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ginástica masculina

Aconteceu no último fim-de-semana o Campeonato Brasileiro de ginástica, em Goiania. E os resultados da ginástica masculina mais uma vez provaram a evolução dos atletas brasileiros.

Confesso que não assisti nenhuma apresentação, apenas vi as notas e alguns comentários de especialistas. Sei que algumas vezes as notas nos campeonatos nacionais são um pouco infladas, mas o que espera para a Olimpíada de 2016 são ótimos resultados.

A começar pela classificação brasileira por equipes para a Olimpíada, que seria inédita. O Brasil, mesmo sendo país sede, não tem vaga por equipes garantida e  terá de disputar o pré olímpico. O que o Brasil tem garantido é no mínimo um atleta no individual geral. A vaga para Londres ficou perto, o Brasil ficou em sexto no pré olímpico que dava quatro vagas, e imagino que para o Rio de Janeiro o Brasil finalmente se classifique.

No Campenato Brasileiro, notas muito boas. Arthur Zanetti, nas argolas, tirou uma nota melhor que na Olimpíada. Sergio Sasaki levou ouro no individual geral, salto, paralela e barra fixa. Se começar a treinar dois saltos bons novamente, briga por medalha em qualquer prova que entrar internacionalmente. No individual geral, se melhorar um ou outro aparelho, também vai para as cabeças.

O grande nome que vai "surgir" para 2016 é o de Arthur Mariano. Coloco aspas no surgir pois eu falo dele aqui desde 2010, quando a medalha na Olimpíada da Juventude bateu na trave. Ele tem um solo e um salto muito bons e tem tudo para ser um ótimo atleta do individual geral. Já é o segundo melhor do Brasil no quesito.

Chico Barreto, Péricles e Petrix já fizeram parte de seleções adultas em grandes competições. Outros nomes estão aí, como os de Caio Costa, Caio Campos e Henrique Flores, nomes que estão sendo lapidados para 2016.

Já Diego Hypolito terá, na Olimpíada do Rio, 30 anos. É um pouco avançada, mas não muito. Não aposto num bom resultado dele daqui a quatro anos mais pelo fato de ter passado por inúmeras cirurgias. Ele é o melhor ginasta que o Brasil já teve, bicampeão mundial, mas acho que o corpo não aguenta até a próxima Olimpíada.

Como já disse aqui outras  vezes, pode parecer cedo, mas confio em pelo menos duas medalhas deles na Olimpíada do Rio. São nomes muito bons.

Siga o blog no twitter: @brasilnorio

2 comentários:

  1. 1- Torço pela vaga da equipe completa no masculino.
    2- Torço para que a ginástica feminina finalmente brilhe nos Jogos Olímpicos.
    3- E por último torço pela medalha do Artur Zanetti e de mais dois atletas brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Não esquece de fazer o Post da Ginastica Feminina .. rsrsrs
    Adoro o Blog

    ResponderExcluir