quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Coluna César Castro

Caros amigos,

 Primeiramente gostaria de agradecer ao amigo Guilherme pela oportunidade de poder escrever por mais 4 anos em seu blog e poder falar de minha preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e do esporte que tanto amo, os saltos ornamentais.

 Como todos viram, semana passada o Governo Federal lançou um plano de investimento de R$ 2,5 bilhões no esporte com o objetivo de alavancar o Brasil aos 10 melhores no quadro de medalhas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

 Como atleta, eu achei ótimo, claro, pois esse investimento vai ajudar e melhorar muito alguns esportes e atletas específicos que já tem uma boa bagagem e anos de treino.

 Porém, para essa notícia ficar perfeita, penso que está faltando algo de extrema importância: a ideia da continuidade. E depois dos Jogos Olimpicos do Rio? E o plano para estarmos entre os 8 melhores nos jogos de 2020, entre os 6 melhores em 2024 e os 3 melhores 2028?.

O que fazer com a vontade de praticar esporte das milhares de crianças brasileiras depois de terem assistido os melhores atletas do mundo aqui no Brasil?

 Se o investimento e planejamento não for contínuo, penso que perderemos a melhor oportunidade de todos os tempos para mudar nossa cultura do esporte.

 Corremos o risco de voltarmos a conhecida realidade de falta de patrocínio, quadras, bolas, piscinas, equipamentos esportivos, professores e continuaremos a ver um monte de crianças com potencial sendo disperdiçado por nunca ter tido uma chance de vivenciar qualquer esporte.

 Acredito que dinheiro, hoje, já não é o nosso grande problema, e sim a falta de um bom planejamento a médio e longo prazo.

 O primeiro passo já foi dado. Que o próximo seja rumo à continuidade.

 Abraço a todos,

 César

César Castro é o melhor atleta da história dos saltos ornamentais brasileiro, finalista olímpico em 2004 e quinto colocado no mundial de 2009.

Siga o blog no twitter: @brasilnorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário