terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vôlei de praia

O vôlei de praia é o esporte de mais sucesso brasileiro em Jogos Olímpicos recentemente. No programa olímpico desde 1996, foram onze medalhas na história, com pelo menos dois pódios em cada edição.

 Para 2016, imagino que o vôlei de praia feminino esteja melhor encaminhado que o masculino.

 Se Juliana e Larissa seguirem mesmo a parceria, de muito sucesso, aguentam mais um ciclo sem grandes problemas. Além disso, muitos outros nomes seguem entre as melhores do mundo.

 No masculino, Emanuel e Ricardo DEVEM(Ainda não garantiram nada) largar o vôlei de praia antes de 2016, Marcio também está velho. Ou seja, as três principais duplas do Brasil atualmente não devem chegar aos Jogos do Rio.

 Portanto, é bom ficar de olho no mundial sub-21 de vôlei de praia, que tem início amanhã, no Canadá. O Brasil vai com Rebecca/Drussyla e Marcus/Guto. Marcus e Guto são irmãos e o primeiro foi bronze no mundial da categoria ano passado, ao lado de Vitor Felipe.

O Brasil não ganha esse mundial há cinco anos, o que é um jejum muito grande para um país tão tradicional na modalidade. Desde 2006 no masculino e desde 2007 no feminino.

 E é um momento legal para o Vôlei de praia brasileiro, com a mudança do Circuito Brasileiro, que agora começa no fim do ano e termina no início do ano seguinte e não é mais tesourado pelo Circuito Mundial.

É um momento de mudanças.

 Mas muito provavelmente o Brasil vai continuar sim entre os melhores do mundo.

O Brasil deve chegar a Olimpíada do Rio com quatro chances de medalhas, duas no masculino e duas no feminino.

 Mas temos que deixar de ser "gulosos" e assim que saírem as chaves não pensarmos em uma "final brasileira". O Brasil não domina mais amplamente o esporte como há alguns anos, tanto que não ganha nenhum ouro olímpico desde 2004.

 Aliás, na história são "apenas" dois ouros.

 Mas imagino que esse número vá mudar para o Rio.

 Vamos confiar.

 Siga o blog no twitter: @brasilnorio

2 comentários:

  1. Pensava que 2016 seria o ano da Maria Clara e Carol. Mas fui ver e, uma delas, já está com 29 anos (33 no Rio 2016).

    No masculino, tem o Bruno Schimdt e o próprio Vitor Felipe.. bons nomes que poderão chegar bem

    ResponderExcluir
  2. Sô Muito fã da Juliana e Larissa espero que elas aguentem até 2016 e fechem a carreira com uma medalha de ouro no peito. Mas ainda tem muita água pra rolar ..

    ResponderExcluir