domingo, 19 de agosto de 2012

Calendário 2012

A Olimpíada, claro, foi o evento mais importante do ano. Mas, daqui até dexembro, muitas competições importantes vão acontecer, tanto nas categorias de base como no adulto.

A principal competição até o fim do ano é o Mundial de Piscina curta, em dezembro. As seletivas começam nessa semana, o Trofeu José Finkel de natação. O Mundial de piscina curta é sempre colocado em segundo plano, em ano olímpico então, terceiro plano. Mas é uma competição legal e, vale lembrar, foi exatamente num mundial de piscina curta pós Olimpíada, em 2004, que Cesar Cielo surgiu, fazendo parte do revezamento 4x100m livre que foi prata.

Nos próximos dias, teremos três etapas da Diamont League de atletismo. Claro que tudo é ressaca da Olimpíada, mas é interessante ver outras competições importantes na modalidade.

No judô, tem algumas competições adultas, como o mundial por equipes no Brasil e o Grand Slam de Tóquio.

Mas, o que mais pega nesse segundo semestre são os mundiais de categoria de base.

Na última semana já teve início os mundiais de basquete sub-17 feminino e o mundial juvenil de handebol. Hoje, teve início o mundial sub-20 de futebol feminino e, em setembro, acontece o mundial sub-17 da mesma modalidade.

O boxe, esporte que conquistou três medalhas olímpicas em Londres, tem o mundial junior no próximo mês de outubro, entre 15 e 28. Que o Brasil conquiste bons resultados e que os atletas sigam bem na carreira e não façam como David Lourenço, campeão juvenil em 2010, que ainda não se encontrou no adulto.

O ciclismo pista tem o mundial junior nessa semana na Nova Zelândia. No fim do ano, começam as etapas da Copa do Mundo adulta.

Entre os dias 8 e 13 de outubro acontece o mundial junior de saltos ornamentais, modalidade no qual o Brasil precisa urgentemente de renovação. Andressa é um belo nome que surgiu no último ano, mas tirando ela, o Brasil vive dos mesmos nomes há 12 anos...

Ainda nas águas, entre os dias 26 e 30 de setembro, acontece o mundial junior de nado sincronizado.

Dos dias 4 a 9 de setembro, acontece o mundial junior de luta, modalidade que está crescendo no Brasil mas ainda precisa de um ídolo, de um atleta de ponta para crescer definitivamente.

Uma modalidade que está crescendo aqui, e a medalha da Yane prova isso, é o pentatlo moderno. Em setembro, acontecem os mundiais de menores e júnior da modalidade.

Enfim, muita coisa para rolar ainda em 2012. E tudo com os olhos voltados para Rio 2016...

Um comentário:

  1. Isso mesmo Guilherme...Olhos voltados para 2016 e atenção já redobrada para atletas aqui da terrinha nesse "calendário da base" que você citou: não podemos esquecer das boas promessas de esporte individual que inclusive participaram do projeto Vivência Olímpica em Londres, como: Alessandra Marchioro (natação), Felipe Wu (tiro), Flávia Gomes (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Isaquias Queiros (canoagem), Andressa Mendes (saltos ornamentais), Martine Grael (vela), Rebeca Andrade (ginástica artística), Thiago Monteiro (tênis), Vitor Gonçalves (vôlei de praia), Thiago Braz (atletismo), Bruno Matheus (triatlo), Jéssica Reis (atletismo), Arthur Mendes Júnior (natação), Lais Nunes (lutas) e Bernardo Souza (tiro com arco). 16 pedras preciosas que se bem lapidadas, podem nos trazer grandes alegrias nesse novo ciclo que se inicia. Eu acredito... Abraços e até a próxima.

    ResponderExcluir